quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O equilíbrio é resultado da ação conjunta de diferentes partes do organismo, que ajudam na manutenção da postura quando nos mantemos de pé e durante a realização de movimentos. Destacamos como principais estruturas relacionadas ao equilíbrio: a visão, que fornece informações sobre o ambiente; as vias sensitivas, que nos fornecem informações sobre a posição das diversas partes do corpo; e o nervo vestibular, com suas conexões ao labirinto, que nos permite perceber a posição e movimentação da cabeça.
Quando alguma das estruturas envolvidas na manutenção do equilíbrio apresenta algum tipo de disfunção, esta se manifesta por uma sensação de desequilíbrio, tontura ou vertigem. As manifestações de tontura referem-se a uma sensação breve de desfalecimento podendo ser acompanhada por turvação visual. A vertigem se manifesta por uma sensação de rotação do ambiente ou do próprio paciente, muitas das vezes associada a náuseas e vômitos. O desequilíbrio refere-se à dificuldade de manter-se de pé ou de caminhar, por comprometimento de estruturas nervosas que leve à fraqueza ou prejudique a coordenação motora ou a percepção da posição corporal.
Distúrbios cardiocirculatórios como hipotensão arterial (pressão baixa) e obstruções arteriais podem ser a origem das queixas de tontura, por diminuírem o suprimento de sangue para áreas importantes do sistema nervoso. Muitas vezes as queixas de vertigem estão associadas à redução da audição ou outros problemas otorrinolaringológicos por interferirem no funcionamento do labirinto. Também algumas desordens neurológicas envolvendo o nervo vestibular, o cerebelo e os nervos periféricos podem ser responsáveis por quadros de desequilíbrio.
As queixas de desordem do equilíbrio são relativamente freqüentes na população geral e requerem investigação apropriada envolvendo diferentes especialistas (cardiologista, otorrinolaringologista e neurologista) para esclarecimento diagnóstico e tratamento adequados.
Converse com seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.