quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Distúrbios do sono

Os distúrbios do sono afetam grande parte da população, interferindo de forma negativa no rendimento físico e mental do indivíduo nas diferentes atividades do dia e contribuindo para uma piora na qualidade de vida das pessoas que sofrem com estes distúrbios. Tais condições estão intimamente relacionadas a outros problemas de saúde como hipertensão arterial, obesidade, cefaléia e depressão.
Entre os distúrbios mais freqüentes, que impedem uma pessoa de desfrutar de um sono reparador, estão a insônia e a apnéia obstrutiva do sono. A insônia é caracterizada pela dificuldade em se iniciar ou manter o sono. A apnéia obstrutiva do sono corresponde a episódios de interrupção da respiração, que ocorrem durante a noite, pelo fechamento da via respiratória, levando a fragmentação do sono por produzirem micro-despertares, que nem sempre são percebidos pelos pacientes. Como conseqüência  destes problemas surgem as queixas de sonolência diurna e dificuldade de concentração, estresse emocional e irritabilidade, que passam a fazer parte do dia a dia da pessoa.
O tratamento correto dos distúrbios do sono tem início na avaliação criteriosa da causa do problema. Muitas vezes, apenas mudanças de hábito com relação à higiene do sono são suficientes para que o indivíduo passe a dormir melhor e obtenha uma melhor qualidade de vida.
O uso de medicamentos indutores do sono deve ser reservado para casos especiais, por tempo determinado e sempre sob supervisão médica. O uso indiscriminado destes medicamentos pode interferir na arquitetura do sono, prejudicando, ainda mais, a qualidade do mesmo.
Dicas para dormir melhor:

  • Mantenha um horário regular de sono (deitar e acordar), mesmo nos finais de semana.
  •  Descanse numa poltrona, 1horas antes de deitar, lendo algo agradável (nem monótono, nem estimulante). Neste período não devem ocorrer chamadas telefônicas; uso de computadores ou interação com outras pessoas.
  • Não deixe televisores ligados ou lâmpadas acesas no quarto de dormir (o ambiente deve ser o mais calmo e escuro possível).
  • Levante-se da cama se não adormecer em 20 ou 30 minutos.
  • Evite cochilos durante o dia.
  • Evite comer ou ingerir bebidas estimulantes (café, chá, chocolate) antes de dormir.
  • Evite bebidas alcoólicas antes de dormir.
  • Procure expor-se a luz solar dentro de 2 horas após acordar pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.